Cuidados com a cicatriz após a cirurgia plástica

05 MAR

Cuidados com a cicatriz após a cirurgia plástica

Cuidados com a cicatriz após a cirurgia plástica

O questionamento sobre a cicatriz é comum e muito importante. Um bom cirurgião plástico deve tirar todas as suas dúvidas, inclusive sobre cicatrização, durante as primeiras consultas de preparação para a cirurgia.

É importante citar que toda cirurgia, seja ela estética ou não, gera uma cicatriz. Porém, existem diversos fatores que influenciam uma boa cicatrização. "O médico sempre vai adotar as melhores técnicas para garantir que essa cicatriz seja de boa qualidade e não muito visível. Em geral, as incisões são feitas em regiões que sejam mais facilmente disfarçadas com peças de roupas, até mesmo com trajes menores, como biquínis", explica o Dr. Gustavo de Rezende Penteado, cirurgião plástico do Hospital São Rafael.

O que influencia uma boa cicatrização?

Os médicos explicam que uma cicatrização de qualidade depende de fatores referentes ao paciente, fatores intra-operatório e fatores pré e pós-operatórios.
 

Fatores referentes ao paciente

Neste caso, os principais fatores são genéticos, pois algumas pessoas são mais predispostas a formar queloides, por exemplo. Patologias como diabetes, obesidade ou distúrbios de coagulação acabam interferindo no processo de cicatrização.
 

Fatores intra-operatórios

De responsabilidade do cirurgião plástico, os fatores referentes ao ato cirúrgico devem ser muito bem controlados, como técnica cirúrgica apurada, antissepsia, sangramento intra-operatório, tensão na cicatriz, entre outros.
 

Fatores pré e pós-operatórios

Os cuidados no pré e pós-operatório também são determinantes. Fazer todos os exames solicitados pelo médico, ter uma boa alimentação, proteger a área do sol, entre outros cuidados prescritos pelo cirurgião plástico farão toda a diferença no resultado final da cicatriz.