A importância da malha cirúrgica no pós-operatório

09 FEV

A importância da malha cirúrgica no pós-operatório

A importância da malha cirúrgica no pós-operatório

Usar a malha cirúrgica pode parecer um mero detalhe, mas é muito importante para o resultado cirúrgico. Principalmente em cirurgias plásticas como lipoaspiração e abdominoplastia, o uso é essencial durante a recuperação.

 

"Grande parte do sucesso da uma cirurgia plástica está no pós-operatório. Entre as recomendações médicas estão as drenagens, os cuidados com as cicatrizes, o repouso e com certeza o uso da malha cirúrgica", explica o Dr. Benedito Gilberto de Almeida Junior, cirurgião plástico do Hospital São Rafael.

 

O que é malha cirúrgica?

As malhas cirúrgicas são como roupas de compressão. Elas fornecem constante pressão em toda área cirúrgica, dando apoio e conforto ao paciente. Além disso, elas ajudam a diminuir a retenção de líquido, aumentada por conta do procedimento, e facilitam a cicatrização.

Elas devem ser feitas a partir de um tecido de qualidade, antimicrobiano e com possibilidade de transpiração. Não podem reter umidade, a fim de evitar irritações na pele.

Devem ser usados por até 23 horas no dia, sendo removida para o banho e sua própria lavagem, por isso ela precisa ser confortável.

Pra que serve a malha cirúrgica?

As principais funções da malha cirúrgica após no pós-operatório são moldar a pele às novas medidas corporais, conter os edemas, promover drenagem linfática natural e auxiliar na postura.


Lembre-se: é importante sempre fica atento às recomendações do seu médico cirurgião, seguindo todos os passos corretamente para que o resultado da sua cirurgia plástica seja como você tanto esperou!